IHC luta por Campus Universitário em Senador Pompeu e faz mobilização para audiência pública. - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

30 de jul de 2013

IHC luta por Campus Universitário em Senador Pompeu e faz mobilização para audiência pública.

O Instituto Humaitá de Cidadania (IHC),  sociedade civil sem fins econômicos, fundado em 04 de março de 2008,  pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro no município de Senador Pompeu é uma associação promocional de cidadania, cultura, formação cidadã, meio ambiente, etc, que tem como compromisso primordial buscar desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento da consciência cidadã e da ética tudo de forma voluntária através da parceria com os poderes públicos Legislativo, Executivo, Judiciário, ONGS, entidades privadas e sociedade civil. 
Fotos. Reginaldo Araújo.

O objetivo específico do IHC é exercer a formação de empreendedores sociais com vistas no capital humano e o combate às desigualdades sociais no campo urbano e rural através da execução de programas, projetos, outros diversos visando o desenvolvimento coletivo.


No ultimo sábado dia 20 de Julho de 2013, os membros do IHC estiveram se reunindo na sede da Associação Comunitária do Bairro Caracará, em Senador Pompeu-CE, para discutir a reestruturação da entidade e a retomada da luta em prol do Projeto de Lei – PL 5208/2009 (que trata da Implantação de um Campus Universitário da UFC em Senador Pompeu cujo objetivo é atender toda a região Sertão Central Sul e o município de Quixeramobim).
Na ocasião foi repassado pelo o Sr. Marcos Holanda – Diretor Executivo a implantação de 13 Projetos Mandallas em parceria com o Governo do Estado/SDA sendo implantados 05 no município de Senador Pompeu e 08 em Morada Nova. O credenciamento junto ao Banco do Nordeste Agência de Mombaça para elaboração de Projetos nas linhas de Crédito Comercial e PRONAF sendo liberado um montante de R$ 214.674,799  referentes a 20 projetos financiados pelo BNB.


Foi discutido sobre a luta pelo ensino superior público e gratuito - o tão sonhado PL 5208/2009 de autoria da Deputada Gorete Pereira que infelizmente encontra-se arquivado na Câmara Federal.  

Para efeito de informações em 2010, quando da visita da Presidente Dilma Roussef no Carirí Cearense, ocasião do lançamento do Plano de Expansão da Educação Superior no Cariri - a criação da Universidade Federal do Cariri, sendo na ocasião confirmado à implantação de 11 Campus Avançado conforme município cearense e prazo de implantação a seguir: Umirim (2011/2012) - Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape, Paracuru, Brejo Santo, Crateús, Icó e Russas (2013/2014).

Por ultimo foi falado sobre a AUDIÊNCIA PÚBLICA para discussão do referido PL a ser realizado pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa em parceria com o IHC a ser marcada após o recesso deste mês de julho. Na ocasião conclamamos ao Prefeito de Senador Pompeu, Antonio Mendes de Carvalho, PT, à Câmara Municipal, bem como aos demais Prefeitos e Câmaras Municipais da região Sertão Central Sul o apoio a este evento que logo acontecerá. Pedimos também o apoio e desempenho de todos os Deputados Federais, Estaduais e Senadores, ambos votados em Senador Pompeu e região, bem como as autoridades da educação, escolas, imprensa e população em geral.

Como foco de atuação a entidade estará também buscando atuar nas questões ambientais do município voltadas à despoluição do rio Banabuiú, recuperação de sua mata ciliar, projeto de arborização da zona urbana e rural do município, bem como apoiar a reativação da Associação dos Catadores de Material Reciclável do Município de Senador Pompeu em relação à problemática das atividades desenvolvidas por 09 familias no lixão do município. Este último em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro – CDDH-AC.
Texto de Marcos Holanda.
Postado e adaptado por Walter Lima

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar