Caretas invadem ruas de Senador Pompeu - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

17 de abr de 2014

Caretas invadem ruas de Senador Pompeu

Os caretas são homens que usam máscaras confeccionadas em couro, papel ou cabaça, com o objetivo de provocar medo nas pessoas. Em vários estados do nordeste a festa acontece, tradicionalmente, durante o mês de Abril no período da Semana Santa e vai até na Sexta-Feira da Paixão, quando acontece encenações, queima de judas e outras tradições.
A turma dos caretas do engenheiro José Lopes de Senador Pompeu percorre as ruas. Fotos Walter Lima
Monta-se um cenário, um semicírculo com pés de bananeira, chamado pelos caretas de quinta atrativa, onde se coloca pedaços de cana de açúcar. Num verdadeiro espetáculo teatral, os caretas perseguem com pinholas- uma espécie de chicote feito de sola ou trançados de palha de buriti- as pessoas que tentam invadir a quinta para roubar a cana. A proteção da cana pode ter relação com a crença da população de que no calvário de Jesus Cristo ele foi açoitado com pedaços de cana. Na encenação, os caretas tentam impedir esse sofrimento.

Faz parte dos caretas personagens como a catita (homem trajando roupas femininas, a mulher dos caretas que fica se oferecendo para os homens que estão assistindo a encenação, servindo como distração) e a égua (personagem que assusta os espectadores, feita da caveira de um animal, onde se prende a sua cabeça a um pau e amarra uma corda de maneira que puxando, se abre e fecha a boca ). A encenação continua até a madrugada de Sábado da Aleluia. No Sábado de Aleluia acontece a queima do judas, simbolizando também a ressurreição de jesus cristo.

SENADOR POMPEU>  Os caretas do Distrito de Engenheiro José Lopes, a pelo menos 15 Km do Centro de Senador Pompeu fizeram  uma visita nas cidades vizinhas pedindo esmolas para realizar a tradicionalmente queima de judas, marcada para sábado a partir das 19 horas naquela localidade.

Assista reportagens clicando em ASSISTIR AGORA
Envie notícias, fotos e vídeos para:
contatoredacaoblog@gmail.com

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts