Senador Pompeu e Milhã terá espetáculo da paixão de cristo. - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

16 de abr de 2014

Senador Pompeu e Milhã terá espetáculo da paixão de cristo.

A Semana Santa, ocasião em que é celebrada a Paixão de Cristo, que os cristãos passam por momentos de entrega, sacrifícios e de transformações em sua fé. A Paixão de Cristo, uma história em que o povo consegue narrar com intensidade e verdade no olhar. Trata-se da encenação dos últimos momentos antes da crucificação e os primeiros após a ressurreição.
Foto da encenação de anos anteriores da paixão de Cristo em Senador Pompeu. Fundação Santa Teresinha.
A Inigualável Paixão de Jesus Cristo é o espetáculo de referência no Sertões de Quixeramobim, esperado por sua beleza e profissionalismo dos realizadores. Logo no início de janeiro de 2014 arregimentam-se os artistas da cidade e distritos nas oficinas preparatórias de dança, expressão corporal, interpretação teatral, cenografia, figurino e adereços. 

A impactante peça que emociona o mundo até hoje passa por inovações, releituras e discussões sobre as modernidades impostas ou adaptadas com flexibilidade e interferências ao novo jeito de fazer e pensar do mundo contemporâneo em que vivemos, vista e analisada por profissionais que usam o princípio do bom senso para apresentar algo que não modifique ou deturpe a história original. Os personagens, diretores e técnicos fazem parte de um elenco composto por cerca de 100 pessoas envolvidas no espetáculo, onde as mesmas residem em bairros da sede e nos distritos de Senador Pompeu.

O espetáculo promovido pela Fundação Santa Terezinha e pelo Ponto de Cultura Estação das Artes são responsáveis em realizar ações que possibilitem a integração das classes sociais, de uma variedade de linguagens artísticas, de comunicação entre as distintas religiões, tratando com o respeito suas diferenças e mostrando que o evento tem uma postura de cunho cultural, social e religioso. Trabalhando em cooperativismo com a sensibilidade dos profissionais, amadores e voluntários que o executam, A Inigualável Paixão de Jesus Cristo  é do público, o grande receptor da obra.

O espetáculo que há sete anos vem fazendo parte do calendário cultural da cidade e por que não dizer do estado do Ceará é um espetáculo teatral ao ar livre e gratuito, encenado no entorno da Igreja Matriz, Estação Ferroviária e ruas do bairro Caracará em Senador Pompeu/CE, utilizando como local para a reprodução do espetáculo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Com única apresentação na Sexta-feira Santa, dia 18 de abril de 2014, às 16h30min.

A encenação deste espetáculo religioso propõe uma versão que fica entre o auto, a procissão e a Via Sacra, onde anualmente reproduz-se os momentos mais emocionantes da vida de Jesus Cristo. Baseado nos autos da Paixão, segundo Glauber Matos, coordenador geral do espetáculo, “provocamos o imaginário coletivo e privado da Paixão de Cristo de modo sensível, emotivo e inteligente, transformando o momento litúrgico mais teatral num momento teatral mais litúrgico”. Este espetáculo tem o compromisso de fortalecer a cultura e arte local, valorizando artistas nativos, suas produções e talentos, mas especialmente encaminhando a forte mensagem cristã, tanto é que foi contemplado no edital Ceará da Paixão 2014, da Secretaria Estadual da Cultura.

A apresentação acontecerá no entorno da Estação Ferroviária de Senador Pompeu, cartão postal de nossa cidade e mantida pela Fundação Santa Terezinha, que possui espaço suficiente para receber um público estimado em quatro mil pessoas.

A encenação terá cerca de 02 horas, dividida em sete cenários e nove cenas:

Cena 01: milagres realizados por Cristo, entre eles o endemoniado;

Cena 02: o tribunal dos sacerdotes;

Cena 03: a última ceia;

Cena 04: a agonia do Horto;

Cena 05: o julgamento pelo príncipe;

Cena 06: o julgamento por Pilatos;

Cena 07: a via sacra;

Cena 08: a crucificação;

Cena 09: o milagre da ressurreição.

Atores e figurantes, sob a direção do grupo Pavilhão da Magnólia, ensaiam três dias por semana na própria Estação Ferroviária, sendo 02 (dois) dias com o elenco principal e 01 (um) dia com o elenco todo, separados por núcleos.

No sétimo ano de Paixão o Ponto de Cultura Estação das Artes, em parceria com Fundação Santa Terezinha dá um retorno à sociedade com o desenvolvimento do trabalho de sustentabilidade, gerando emprego e trabalhos temporários, resultado de um planejamento que nos últimos anos temos colhido os frutos.

Num levantamento de dados com referência ao último ano, estima-se que o espetáculo atrairá aproximadamente um público entre 3.000 (três mil) a 4.000 (quatro mil) pessoas. No início do espetáculo haverá um cortejo pela cidade, representando a chegada triunfal de Jesus à Jerusalém na qual o público segue.

Segundo a presidente da Fundação Santa Terezinha, Terezinha Matos a Instituição atua em diversas frentes, com apoio financeiro e operacional aos projetos culturais, buscando transmitir otimismo, ajudar pessoas e organizações a alcançar resultados concretos de seus projetos, agindo como um verdadeiro agente transformador, como uma instituição responsável.
Por Glauber Matos

Em Milhã outra cidade do sertão central do Ceará a tradição também continua e será feita a encenação da paixão de Cristo, através do ponto de cultura Candieiro Lumiar organizado por Marivalda Kariri.

Assista reportagens clicando em ASSISTIR AGORA
Envie notícias, fotos e vídeos para:
contatoredacaoblog@gmail.com

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts