Noticias de senador-pompeu, milha,solonopole, quixeramobim, quixada, piquet carneiro, mombaca, Irapuan Pinheiro, Pedra Branca, Banabuiu, Ceará: Período de vacinação contra sarampo é adiado - Blog do Walter Lima

Destaques

Banner Abaixo do Cabeçalho

Banner Início dos Posts

faculdade-Milh%25C3%25A3-sert%25C3%25A3o-central

21 de jul de 2014

Ceará: Período de vacinação contra sarampo é adiado

A Secretaria da Saúde do Ceará adiou do dia 18 para 25 de julho o fim da campanha de vacinação contra o sarampo no estado. O prazo foi estendido para cumprir a meta de imunizar 278 mil crianças de seis meses a cinco anos de idade. A capital cearense e cidades da Grande Fortaleza registraram quase 200 casos da doença em 2014, após 15 anos sem registro da doença. As crianças receberão a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba e faz parte do calendário básico da vacinação.

Casos no Ceará Os 26 municípios que já realizaram campanha de vacinação contra o sarampo imunizaram 97,83% das 296.916 crianças menores de cinco anos, com aplicação de 290.477 doses. A campanha de vacinação ocorreu este ano nos municípios de Aquiraz, Beberibe, Cascavel,Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama,Aracati, Jaguaribe e Camocim.

Em Senador Pompeu algumas mães, com seus filhos, deram viagem perdida em vários postos do município. Aborrecidas e sem saber o que estava acontecendo, elas voltavam sabendo que não havia chegado vacina. Outras até lamentavam a desorganização dos órgãos de comunicação do estado, de não passar informações a vontade a população. 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no mês passado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará foram notificados 415 casos suspeitos de sarampo entre 25 de dezembro de 2013 e 12 de maio deste ano, e confirmados 161 casos emFortaleza (118 casos), Aracati (1 caso), Camocim (1 caso), Caucaia (3 casos), Itaitinga (1 caso), Itapipoca (1 caso), Jaguaribe (1 caso), Maracanaú (1 caso), Maranguape (1 caso), Trairi (3 casos), Tururu (2 casos) e Uruburetama (28 casos).
Arte Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)
No Brasil, há evidências de interrupção desde 2000 da transmissão autóctone (ocorrida dentro do próprio território) do vírus do sarampo, mas o Ministério da Saúde confirmou vários casos importados entre 2001 e 2013. Antes do surto recente, o último caso confirmado de sarampo no Ceará ocorreu em 1999.
A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. No Estado, a cobertura vacinal está acima da meta. Em 2013, a cobertura média dos 184 municípios foi de 102,66% em crianças com um ano de vida. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Matéria do G1 com informações do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Banner Final dos Posts

Anuncie Aqui