Senador Pompeu completa 118 anos de emancipação. - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

2 de set de 2014

Senador Pompeu completa 118 anos de emancipação.

Nos seus 118 anos de emancipação política, deste 3 de Setembro o pequeno município do Sertão Central, ainda passa por momentos melindrosos. Onde quase não há força política, capaz de mover para este solo o desenvolvimento de outrora. Senador Pompeu fica a 275 km de Fortaleza, entre os municípios de Milhã, Irapuan Pinheiro, Mombaça, Piquet Carneiro, Pedra Branca e Quixeramobim. 
Vista aérea com um dos cartões postais da cidade, Igreja Matriz Nossa Senhora das Doras. Foto Claudiney Melo
O município contava com o Campus Avançado do Sertão Central-CASC, que pertencia a Universidade Estadual do Ceará-UECE do professor Yago do 20, oferecendo cursos de licenciatura plena em Letras, História e Ciências Exatas, mas que por descaso dos poderes públicos municipais da região foi fechado e está abandonado e depredado. Por último perdeu a agência da Receita Federal. Cerca de 13% da população é analfabeta e menos de 0,5% concluiu nível superior (dados do ano 2000).

A cidade possui uma biblioteca, um teatro simples, pertencente à igreja, havia um museu, que foi destruído por vândalos. A produção cultural é viva e intensa. Sendo uma das cidades que mais se destacam no sertão central e no Estado do Ceará. Há vários grupos de dança de quadrilha, artesões, artistas plásticos, escritores, grupos teatrais, dramaturgos, produtores de trabalhos audiovisuais.

Uma das atrações turísticas é a ponte ferroviária, uma ponte trazida da Inglaterra, e a estação ferroviária. Outra atração turística, de cunho religiosa, é a Caminhada da Seca. Uma romaria anual, que há 26 anos acontece em homenagem as vítimas do Campo de Concetração. Esta inicia-se na Igreja de Nossa Senhora das Dores e encerra-se no cemitério da Barragem do Patu. O Município de Senador Pompeu conta atualmente com 4 distritos: Engenheiro José Lopes, São Joaquim do Salgado, Codiá e Bonfim.

Até o fechamento da postagem não havia alguma informação sobre comemorações alusivas ao aniversário do município, divulgada pela prefeitura Municipal.

Essas informações são baseadas no convívio e nas informações da Wikipedia com dados do advogado e dramaturgo Valdecy Alves. Polêmicas e informações do seu município você poderá assistir em nosso canal de vídeos clicando AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts