Tiroteio durante procissão em Senador Pompeu deixa padre e fiéis em vexame - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

8 de set de 2014

Tiroteio durante procissão em Senador Pompeu deixa padre e fiéis em vexame

A procissão que saiu da igreja matriz de nossa Senhora das Dores, em Senador Pompeu por volta das 5 horas da manhã desta segunda[08/09], em comemoração a festa de padroeira do município, que vai até 15 de Setembro, seguiu com destino a capela de nossa senhora Aparecida, próximo a barragem do Patu. Durante o percurso, próximo ao prédio da previdência social (INSS), quase no centro da cidade, os fiéis foram surpreendidos a bala. Segundo devotos participantes da caminhada ouviram pelo menos cinco tiros. O padre que seguia acompanhado de dezenas de católicos disse que se viram numa situação difícil e foram obrigados a recuar, para não virarem alvo.
Não sabíamos o que fazer porquê a vítima corria em busca da procissão, disse o padre. Foto JPG Brito
Uma das religiosas lamentou o fato. "Nunca tinha presenciado algo tão terrível. Pensei que iríamos morrer, quando ouvimos os tiros, bem próximo", disse sem querer ser identificada. A outra devota que também não quis se identificar,  indignada comentou: "Aonde estão os homens responsáveis em cumprir a lei? Aonde estão os gestores públicos que deviam investir em educação e esporte, para diminuir a violência? Nem numa festa de Igreja temos mais sossego"...O padre João Melo dos Reis disse que se viram sem saber o que fazer, porquê a vítima dos tiros corria em direção a procissão.

O representante da igreja católica no município fez um apelo; "Pedimos mais dedicação dos homens responsáveis em dar segurança ao nosso povo, mais empenho, dedicação e  mais carinho das autoridades, para resolver esse problema que já assola nosso município a bastante tempo. Isso é lamentável que aconteça no memento em que rezamos pedindo paz...O que fazer meu Deus?", completou o sacerdote. 

De acordo com a polícia suspeitos já foram detidos e aguardam procedimentos na Delegacia Regional de Senador Pompeu, inclusive, segundo a PM foi encontrado o celular que provavelmente seria de um deles. Que também continuam as investigações para saber o autor da tentativa de homicídio. 

Senador Pompeu é um município do sertão central do Ceará que fica a 275 quilômetros de Fortaleza. Nos últimos anos sua população sofre ações da violência urbana, ameaçando a terra que já foi berço de grandes riquezas. Quase nenhum investimento em esporte, oportunidades e lazer deixam os jovens ociosos, aptos para pensarem o que querem. A onda de insegurança, uma série de assassinatos, roubos e assaltos gerou em Junho de 2013,  uma manifestação que levou milhares de pessoas as ruas da cidade, pedindo paz.

Após o movimento que contou com autoridades religiosas, sociedade civil organizada,  o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, pastores, padres  e o bispo Dom João José Costa da diocese de Iguatu foi assinado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, obrigando o município cumprir clausulas como; aquisição e instalação de sistema de monitoramento por câmeras, estruturação do Departamento de Trânsito Municipal, compra de viaturas e equipamentos, visando a intensificação da fiscalização, entre elas.

Segundo Marta Sousa, (Martinha) representante do Centro de Defesa dos direitos Humanos Antonio Conselheiro, CDDH-AC, membro da Comissão de Justiça e paz da Diocese de Iguatu, o TAC não foi cumprido pela gestão municipal. "Até o momento só um papel a mais nas nossas vidas" disse lamentando mais uma vez o ato de violência durante a procissão. Durante entrevistas na rádio Sertão Central, no "Espaço Aberto" programa apresentado pelo professor Junior Holanda, sempre às 13h, devido ao horário eleitoral gratuito, Marta e os convidados cobraram ações da justiça. A nossa reportagem ela( Martinha) também disse ter entregado requerimento ao Ministério Público local, pedindo providências, inclusive pagamento de multas por parte da gestão, por ter descumprido as cláusulas impostas no documento.

Em contato com gestão municipal, na tarde desta segunda[08] para falar sobre o não cumprimento do TAC, as ligações não foram atendidas. Vejam o que tem nas cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta clicando AQUI. 

Polêmicas e informações do seu município você poderá assistir em nosso canal de vídeos clicando AQUI.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts