ESCASSEZ: Serafim Dias preocupa Mombaça - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

9 de out de 2014

ESCASSEZ: Serafim Dias preocupa Mombaça

"Os reais números da maioria dos reservatórios só vão explodir após a eleição. Agora, na maioria dos estados ninguém poderá ter notícia ruim", disse um leitor que pediu para não ser identificado, ao enviar as fotos do açude Serafim Dias de Mombaça. Segundo ele, ouviu em uma versão não oficial do órgão dos recursos hídricos, o reservatório tem apenas três meses com água, para abastecer Mombaça.
Açude que abastece Mombaça com água esverdeada e sinal de imprópria para consumo humano preocupa população.
A situação dos reservatórios não é nada agradável, em todo o Brasil. No Ceará mais de 20 municípios sofrem com a escassez. Entre eles estão: Ararendá, Baixio,Capistrano, Caridade, Catunda, Croatá, Farias Brito, Graça, Hidrolândia, Ipaumirim, Iracema, Irauçuba, Itatira, Martinópole, Mucambo, Mulungu, Novo Oriente, Pacoti, Pacujá, Palmácia,Parambu, Pentecoste, Potiretama, Quiterianópolis, São Luís do Curu, Senador Sá, Trairi, Ubaúna, Umari e Uruoca.

Em Senador Pompeu a população aguarda o resultado da batimetria realizada no final do mês de Setembro no Açude Patu. Segundo o gerente regional da Cogerh, Luis Cesar Pimentel, a barragem chega com 10% de sua capacidade em Fevereiro. A estimativa do estudo feito pelo engenheiro agrônomo Deodato Aquino, é que o reservatório Patu esteja perdendo até Dezembro desse ano cerca de 14 milhões de metros cúbicos, devido o aumento da demanda nesse período, em que se perde mais água, tanto pelos carros pipa, quanto pela evaporação. 

De acordo com Josineto Araújo, diretor de operações da Cagece, ao Diário do Nordeste em matéria divulgada em 29.09.2014, o motivo do racionamento nas diversas regiões do Ceará se dá pelo aumento da temperatura, o que faz com que as nascentes sequem. “Os mananciais já começaram o ano com uma carga abaixo do normal e sabemos que, quanto maior o calor, maior a evaporação. Além disso, muitos poços secaram, porque não houve a recarga com água”, expõe Josineto Araújo.

Assista os últimos vídeos clicando em CANAL VIRTUAL

Veja mais fotos do açude serafim dias clicando AQUI. 

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar