MISTÉRIO EM SENADOR POMPEU: Dólmens; Pedras sobre pedras deixam várias perguntas - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

7 de out de 2014

MISTÉRIO EM SENADOR POMPEU: Dólmens; Pedras sobre pedras deixam várias perguntas

Um dos monumentos históricos que existem no município de Senador Pompeu, impressionam e
despertam a curiosidade de estudiosos e historiadores que conhecem dólmens em alguns países. Os dólmens, que muitos acreditam ser obras humanos, deixam várias indagações; será que realmente essas estruturas representam a religiosidade de século passados, ou faz parte do calendário astronômico, ou servia de pedras mortuárias - O que significa?
Dólmens no sítio Pedras Grandes em Senador Pompeu - sertão central do Ceará - Brasil. Foto Walter Lima
Segundo o estudioso e Advogado Valdecy Alves, é difícil afirmar como surgiu esses monumentos. Algumas das explicações mais contundentes segundo ele, é que os principais dólmens existentes no sítio Pedras Grandes, em Senador Pompeu, no Sertão do Ceará, pode ser indícios do calendário astronômico à  milhões de anos A.C. Em breve postaremos outras fotos.

Dólmens no sítio Pedras Grandes em Senador Pompeu - sertão central do Ceará - Brasil. Foto Walter Lima
Se foi uma invenção humana, como foi colocado essas pedras em cima das outras? Segundo a Wikipedia os homens conheciam o jeito de manobrar as pesadas pedras com troncos e cordas. Experiências têm demonstrado a viabilidade de que poucos homens manejassem pesadas pedras. O grande menir de Locmariaquer, com um peso de 300 toneladas e de 20 metros de comprimento, de granito, é um exemplo de transporte e elevação de monólitos.
Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge Solstício de Verão ocorre bem após o começo da estação de crescimento; e o Solstício de inverno bem depois que a colheita é terminada. 

Desta forma, as teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem seu uso simultâneo para observações astronômicas e a funções religiosas, sendo improvável que estivesse sendo utilizado após 1100 a.C.. foram usadas para indicar os dias apropriados no ciclo ritual anual. Nesta consideração, é importante mencionar que a estrutura não foi usada somente para determinar o ciclo agrícola, uma vez que nesta região o
Sol sobre o Stonehenge, durante osolstício de inverno. Reprodução de Wikipédia
A respeito da sua forma e funções arquitetônicas, os estudiosos sugeriram que Stonehenge - especialmente os seus círculos mais antigos - pretendia ser a réplica de um santuário de pedra, sendo que os de madeira eram mais comuns em épocas Neolíticas. Os trechos complementares são da wikipédia. Saiba mais clicando DÓLMENS DAS PEDRAS GRANDES -SENADOR POMPEU.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts