Pesquisas apontam Aécio na frente de Dilma - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

10 de out. de 2014

Pesquisas apontam Aécio na frente de Dilma

Imagem O Globo
As pesquisas realizadas pelo DATA FOLHA e IBOPE apontam que o candidato tucano Aécio Neves está na frente, considerando um empate técnico com a candidata Dilma, no segundo turno das eleições presidenciais. Conforme divulgou a imprensa nacional a primeira pesquisa Datafolha do segundo turno aponta o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, numericamente à frente da presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) na preferência do eleitorado. 

Segundo o levantamento, divulgado pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, o tucano tem 46% das intenções de voto, contra 44% da petista. A margem de erro é de dois pontos, o que coloca os candidatos tecnicamente empatados. Trata-se, porém, da primeira vez, desde o início da corrida eleitoral, que Aécio aparece em vantagem numérica sobre Dilma em uma pesquisa de intenção de voto.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o jornal, a virada de Aécio marca a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece com mais intenções de voto do que o primeiro colocado no segundo turno, considerando-se todas as pesquisas Datafolha desde 1989.

Votos brancos e nulos somam 4% e os que não souberam opinar são 6%. Considerando-se apenas os votos válidos, Aécio tem 51% dos votos, segundo o Datafolha, e Dilma, 49%. O Datafolha ouviu 2.879 eleitores entre quarta e quinta. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01068/2014.
Já o IBOPE constatou Aécio Neves (PSDB) tem 46% das intenções de voto ante 44% ante Dilma Rousseff (PT), aponta pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (9). Como a margem de erro da pesquisa e de dois pontos percentuais, o resultado significa empate técnico. Em votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que indecisos, Aécio registra 51% contra 49% de Dilma. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo.
Na pesquisa anterior, realizada ainda no primeiro turno, Dilma tinha 45% das intenções de voto num eventual segundo turno contra Aécio, que marcava 37%. Brancos e nulos somavam 11% e indecisos, 7%.

O tucano, que no início da campanha parecia ter lugar garantido no segundo turno, chegou a cair para a terceira posição nas pesquisas de intenção de voto, com a ascensão de Marina Silva (PSB). No último domingo, entretanto, Aécio obteve 33,6% dos votos totais, contra 21,3% de Marina e 41,6% de Dilma.

O desempenho do tucano foi melhor do que as pesquisas feitas no fim semana de votação sugeriam. O Datafolha lhe dava 24% e o Ibope, 30% das intenções de voto totais. A diferença levou o tucano a alfinetar os institutos de pesquisa, ao dizer que chegou ao segundo turno contrariando "todos os prognósticos".
Ainda na pesquisa feita com exclusividade para ÉPOCA, pelo instituto Paraná Pesquisas o candidato tucano também aparece na frente.

Se a eleição fosse hoje, Aécio teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.

Com revista época, Veja, IG e o globo.

Assista os últimos vídeos clicando em CANAL VIRTUAL

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar