Senador Pompeu: Um desastre a vista - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

27 de out de 2014

Senador Pompeu: Um desastre a vista

SENADOR POMPEU: A população do sítio Patu que fica à poucos quilômetros da sede do município, e na represa do açude Patu, já sofrem os efeitos da pouca água do reservatório. No vídeo moradores contam o sufoco tendo que apanhar água com lodo de um poço. 
No sítio Patu - Senador Pompeu homens cavam para colocar motor em poço com lodo. Foto Fram Paulo/vídeo
O vídeo abaixo trará uma noção de como será o futura dessa região, se não chover satisfatoriamente. Segundo os estudos do Engenheiro Agrônomo Dr. Deodato Aquino em Agosto de 2014 o reservatório que abastece Senador Pompeu, Milhã, Nenelândia – Quixeramobim, dentre comunidade ribeirinhas estava com aproximadamente 19.700.000 milhões de m3 (Dezenove milhões de metros cúbicos de água), 28%, sendo que em apenas 1 ano, de agosto de 2013 a agosto de 2014 o açude perdeu aproximadamente 17.000.000 milhões de m3. 

A previsão é que ela perca, cerca de 14 milhões de metros cúbicos até Dezembro desse ano, devido o aumento da demanda, por carro pipa, consumo em geral e evaporação crescente, por conta do período seco. Segundo ele (Deodato) é muito preocupante porquê o volume estabelecido pela COGERH não existe mais, pois já se passaram 30 anos desde a construção, e a erosão proveniente das chuvas tem acarretado o assoreamento do manancial, possivelmente este se encontra bastante aterrado.

Devido essa mobilização a COGERH marcou a batimetria, interrompendo por duas vezes alegando defeito nos equipamentos. Até que concluíram, mais até o momento não foi divulgado a real situação sobre o reservatório. Com isso estima-se que toda essa população poderá sofrer com o colapso, se não chover em breve.  

As comunidades atingidas  é próximo ao local da história da cabra boa de leite; Lindoia, Carnaubas, Patu, Bonito, entre outras que ficam acima da barragem. Confira no vídeo:

 Assista os vídeos em destaque, clicando em CANAL DE VÍDEOS.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar