UFC é a mais procurada no Sisu até esta quinta - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

23 de jan de 2015

UFC é a mais procurada no Sisu até esta quinta

Universidade Federal do Ceará (Foto: Divulgação)
A Universidade Federal do Ceará (UFC) aparece como a instituição mais procurada no Sisu, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Educação na tarde desta quinta-feira (22). 

São 171.787 inscrições até 12h desta quinta, segundo a reitoria da universidade. A UFC aparece à frente das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), com 169.661; e de Pernambuco (UFPE), 166.674 inscrições.

De acordo com a UFC, até as12h, o curso mais procurado é Medicina em Fortaleza, com 7.282 inscritos. Em seguida, aparecem Administração no período noturno (5.978 inscrições), Psicologia em Fortaleza (4.882), Direito noturno (4.871) e Enfermagem (4.290).

A média de Medicina está maior que a do ano passado, no entanto, a concorrência da UFC diminuiu. Segundo Miguel Franklin, Coordenador do Sisu na UFC, isto se dá devido a separação com o Campus Cariri, atual UFCA e a adesão da UECE ao Enem como processo seletivo.

Miguel ressalta que, com as cotas, a concorrência é ampliada para um público que antes sequer tentava ingressar em determinados cursos. "O que acontece é que toda uma demanda reprimida, que é a de alunos do ensino médio da rede pública, é estimulada a concorrer entre si."

As inscrições para o Sisu o primeiro 2015 se encerram nesta quinta (22), às 23h59min (horário de Brasília). Candidatos em estados que não têm horário de verão, como o Ceará, devem ficar atentos, pois o sistema fechará uma hora mais cedo, ou seja, às 22h59min. A divulgação do resultado final está prevista para a próxima segunda-feira (26), conforme o MEC.Em relação às notas de corte, de acordo com o último balanço do MEC, realizado às 2h de hoje, a mais alta na UFC permanece com o curso de Medicina em Fortaleza: 789,24, na ampla concorrência. Em seguida, estão os cursos de Medicina em Sobral (781,74), Engenharia Civil (754,90), Direito diurno (757,92) e Direito noturno (748,46).

Desde 2012 a UFC lidera o ranking de universidades mais procuradas no Sisu. Este ano, foram ofertadas no Sistema 6.238 vagas em 106 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

O Sisu usa, para fazer a seleção para as vagas, as notas do Enem 2014, que foram divulgadas no dia 13. No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem. Cada candidato poderá escolher duas opções de vagas em qualquer instituição participante.

Toda madrugada o sistema informa a nota de corte dos cursos. Por isso, é importante que o estudante monitore a nota de corte dos cursos escolhidos até o fim do prazo de inscrição.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
A matéria é do portal G1 Ce/ Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts