AÇUDES E BARRAGENS SANGRANDO: Senador Pompeu, Banabuiú, Pedra Branca, Quixeramobim - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

10 de abr de 2018

AÇUDES E BARRAGENS SANGRANDO: Senador Pompeu, Banabuiú, Pedra Branca, Quixeramobim

Barragem de Mato Dentro Mineirolandia sangra no dia 09 de Abril. Foto Mizael Ribeiro
As últimas chuvas na região centro do ceará calou a voz rouca do sertanejo. As matas ficaram verdes, o mandacaru floriu, rios e riachos produziram sons preciosos e raros para o homem do sertão. A correnteza das grotas, rios e riachos das cidades de Senador Pompeu, Banabuiú, Pedra Branca e Quixeramobim, "roncaram".
Arquivo pessoal
B.Artur. Foto Silvanira
Os açudes, passagens molhadas e barragens sangrando em Senador Pompeu é uma alegria inexplicável. A localidade de Jenipapeiro é uma das que comemora. "Sem sombra de dúvida, um ensinamento ao ser humano do que tudo é no tempo de Deus, ele tarda mas não falha, alegria transborda no olhar do povo sofredor um olhar de agradecimento e alegria pelo nosso bem mais precioso que és a água", comenta o professor Paulinho do Jenipapeiro, comemorando a sangria dos açudes que abastece a comunidade e da passagem molhada do Artur ( foto). 

No sítio Alferes - Distrito de São Joaquim os moradores "pastoraram" o início da sangria da Passagem Sítio Lagoa Redonda na tarde de terça, 10. O leitor Rafael Cabral fez os registros em tempo real e enviou para Blog do Walter Lima, através do facebook. De acordo com ele, o rio São Joaquim e as demais barragens daquela região já estão todas sangrando.



Os primeiros minutos sangria  Sítio Lagoa Redonda - Senador Pompeu. Foto Rafael Cabral

Muxinató, comunidade próximo ao Distrito de Senhor do Bonfim - KM 20 também comemora a sangria da barragem do senhor José Gomes. A região do Sítio Açudinho e Distrito de Codiá tem alguns açudes sangrando e dois deles arrombou com a força da água. O acude do Sr. Titico do Inchuir sangrou no último domingo, 8, confirma o nosso seguidor Valdízio Ramos.
Rio Banabuiú está com cheias no Distrito de Santa Cruz do Banabuiú. 
Pedra Branca
De acordo com o comunicador Mizael Ribeiro o Açude Trapiá já teve uma recarga de 6 metros de água. O internauta e presidente do PC do B de Pedra Branca, Miguel Bezerra registrou o momento em que o Rio Banabuiú está com cheias no Distrito de Santa Cruz do Banabuiú - Cruzeta.

Quixeramobim
Moradores comemoram a enchente do rio Banabuiú, último domingo, 08, tomando banho na passagem olhada da comunidade de Poço da Pedra, próximo a comunidade rural de Coque. Assista ao vídeo e relembre dos banhos de açude; VÍDEO na PÁGINA do FACE e curta para seguir!

Encantado
Próximo ao distrito, na comunidade de Massapê o povo da região assiste de perto a sangria do Açude, desde a semana Santa. 

Banabuiú
O povo da comunidade de Riacho da Roça foi conferir de perto os primeiros minutos da sangria do grande açude. 

Mineirolândia
A barragem que abastece o Distrito começou a transbordar. É clima de festa na região. A cachoeira do inferno voltou a escorrer. 
Veja ao vídeo na página: www.facebook.com/BlogdoWalterLima
A barragem Patu em Senador Pompeu continua recebendo boa recarga de água. Até domingo, 08, a estimativa era de 3 metros, nesta semana pode atingir outros números, pois os rios Banabuiú e Patu, Tróia continuam com água. Veja vídeo!

Se você está presenciando cenas como estas, fotografe ou filme e nos enviei pelo WhatsApp: 88 99975-0082.

A matéria do jornal O povo, conforme dados do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o aporte vêm crescendo no Ceará desde o começo do ano.

No que compete ao abastecimento, dez açudes estão sangrando: Acaraú Mirim, Caldeirões, Itaúna, Tucunduba, Cocó, Germinal, Maranguapinho, Tijuquinha, Barragem do Batalhão e Colina. 13 barragens estão acima dos 90% e 106 estão com o nível inferior a 30%. A Cogerh monitora 155 açudes cearenses e atualmente está com um volume de 9,75% da cota total de água que o Estado pode armazenar.

As chuvas fortes deste começo de abril têm ajudado a começar a criar um cenário mais otimista para os reservatórios e açudes cearenses. De ontem, 8, para hoje, 9, os açudes receberam 39,15 milhões de metros cúbicos (m³) de água. O destaque é para a quantidade observada no açude Itaúna, que ganhou mais de 6 milhões de m³ e está com 100% de sua capacidade

Outro destaque, embora ainda não significativo pelo tamanho da barragem, é o ganho de água pelo açude Castanhão, o maior do Estado, que recebeu mais de 10 milhões de m³. Atualmente, o reservatório está em 4,60% de sua capacidade.

Confira vídeos de açudes e barragens sangrando na nossa página, antes curta para seguir: https://www.facebook.com/pg/Blogdowalterlima/videos/

Curta nossa página no facebook para assistir vídeos e receber notíciashttps://goo.gl/vLgzMw

Inscreva-se no meu canal→ https://goo.gl/fRXDrt 😂

Me siga no instagram: @walterlimaYoutuber




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts