Em Milhã dia de Corpus Christi é celebrado com tradicional tapete de 1 km - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

1 de jun de 2018

Em Milhã dia de Corpus Christi é celebrado com tradicional tapete de 1 km

Voluntários confeccionam um dos maiores tapetes do Brasil, no Ceará. Fotos Carlos Lopes
Milhã: A confecção de um enorme tapete já virou tradição no dia que celebra Corpus Christi. A Paróquia Imaculada Conceição no município de Milhã no Sertão Central do Ceará, celebra todos os anos o dia santo e expõe um enorme tapetes de 1 km, com 400 peças, por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento. Conforme apurou o Portal Divulga Milhã, repórter Carlos Lopes foram necessários vários meses de trabalho para fazer o gigantesco tapeta da fé.

A ornamentação é colocada na principal avenida da cidade. Comunidades rurais, pastorais, movimentos, serviços, entidades e escolas participaram da organização da tradição católica.

No inicio da noite fiéis seguem da Igreja Matriz até a Igreja antiga, no Centro, onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento, no altar. 

Corpus Christi é a celebração em que a igreja católica comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando-lhe o desejo que a Eucaristia fosse celebrada com mais vigor pelos fiéis.

Essas verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

"[A confecção de tapetes] Não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. É uma manifestação popular de adoração a Cristo", explica professor Felipe Aquino.

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.

"É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que Ele passasse por cima. Mas, apesar de fazer memória à entrada de Cristo em Jerusalém, esta procissão não tem ligação com a procissão de ramos, que antecede a Paixão de Cristo. No dia da festa de Corpus Christi a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas", ensina o professor e apresentador do programa "Escola da Fé".

Destaque no Ceará

Com a confecção dos tapetes e pela extensão de 1.060 metros o que corresponde a mais de um quilometro a cidade de Milhã se destaca das demais da região e do Estado como um dos maiores eventos religioso desta data. A fé impulsiona um grupo de voluntários a embelezar todos que participam. 

Apareça aqui no blog!

Siga no facebook e acompanhe vídeos e transmissões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts