Central de Transplantes do Ceará comemora 20 anos - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar

20 de jul de 2018

Central de Transplantes do Ceará comemora 20 anos

Uma solenidade na manhã desta quinta-feira (28) de junho de 2018 marcou a comemoração dos 20 anos da Central de Transplantes do Ceará, que, neste período, realizou 16.931 transplantes. Com esse número, o Estado se consolidou nestas duas décadas em posição de destaque no Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Na ocasião, foram homenageadas pelo Governo do Ceará instituições que colaboraram com essa história.

Só em 2018 já foram realizados 706 transplantes no Ceará até o dia 26 de junho. Este dado foi responsável para que o Ceará reconquistasse no primeiro trimestre o terceiro lugar no Brasil em número de doadores por milhão da população (pmp), de acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Com 29,7 doadores pmp, o Ceará está acima da média nacional no período, de 16,2 doadores pmp. A meta da Central de Transplantes é aumentar, pelo menos, um doador por milhão da população a cada ano. O relatório da ABTO aponta que nacionalmente a meta é de 18 doadores pmp para o ano de 2018.

Em termos nacionais, o Ceará se destacou no primeiro trimestre deste ano principalmente em transplante de fígado, com crescimento de 28,3% em relação aos três primeiros meses do ano passado. O Estado foi o segundo que mais fez esse tipo de cirurgia por milhão da população no período analisado. Houve ainda crescimento de 18,75% dos transplantes de rins comparado a igual intervalo de tempo do ano passado.

Em 2017, o Ceará foi o terceiro do país no percentual de efetivação de doadores em relação ao número de notificações potenciais doadores, com a efetivação de 209 doadores, 38,77% de 593 notificações. Hoje, o Estado possui o quarto maior percentual de doadores de múltiplos órgãos no Brasil, segundo o relatório mais recente da ABTO.
Atendimento
O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual a maioria dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Ceará, anualmente, fica entre os estados que mais realizam transplantes de órgãos no país e conta com 62 hospitais notificantes entre públicos, privados e filantrópicos, cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes/Ministério da Saúde.

A Central de Transplantes funciona 24 horas, sete dias por semana, na sede da Secretaria da Saúde do Ceará, e coordena as atividades de transplantes no âmbito estadual, tendo como principais responsabilidades regular a lista dos receptores de órgãos e tecidos, receber notificações de potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica e articular a logística que torna a cirurgia de transplante possível.

escola-senador-pompeu-turma-da-m%25C3%25B4nica-blog-do-walter-lima-728x90

faculdade-Milh%25C3%25A3-sert%25C3%25A3o-central

FACULDADE-UNINTA-MILH%25C3%2583

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar
Apareça aqui no blog!

Siga no facebook e acompanhe vídeos e transmissões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts