Tombamento do campo de concentração em Senador Pompeu é resultado de TAC do MPCE - Blog do Walter Lima

Destaques:

Adsense Abaixo do Cabeçalho

Adsense Início dos Posts

4 de jul de 2019

Tombamento do campo de concentração em Senador Pompeu é resultado de TAC do MPCE

O sítio arquitetônico do “Campo de Concentração do Patu”, localizado em Senador Pompeu, será tombado no próximo dia 20, como resultado da luta de várias instituições; sociedade civil, ativistas, e principalmente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Ceará (MPCE) e a Prefeitura. O equipamento é composto por uma barragem, um cemitério e a chamada “Vila dos Ingleses” e será tombado em prol da preservação do patrimônio histórico-cultural de Senador Pompeu.

Veja também: A história de Senador Pompeu

A luta pela preservação é um debate constante pelos ativistas, desde a equipe da 1922 que começou através de um movimento composto pelo pesquisador e advogado Valdecy Alves, cineasta Fram Paulo, do Escritor Aristóteles Oliveira, do fundador do Instituto Trilhas, Ismael Lima, Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antonio Conselheiro - (Fundado por Padre Albino), entre outras pessoas da sociedade civil preocupadas com a preservação no município. 
Casarão da inspetoria vila dos ingleses Senador Pompeu. Foto Walter Lima 
A cerimônia de assinatura terá a presença do promotor de Justiça Geraldo Nunes Laprovitera Teixeira, que protocolou o TAC, e do titular da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Fabiano Piúba. O campo de concentração ocupa um terreno do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em uma área de 16 hectares. O plano da Prefeitura é lançar um projeto para restaurar a construção, uma vez em que o patrimônio se encontra em ruínas. Segundo o prefeito, a ideia é torná-lo em um centro turístico da região.

Conforme o relatório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a área foi utilizada para instalação de um campo de concentração em 1932. Na época, os retirantes que iam para Fortaleza para fugir da seca tinham o risco de ficarem retidos no lugar. De acordo com a TAC, ainda existem sobreviventes no local e, dos setes campos de concentração do estado, este foi o segundo maior, com uma população de 20 mil pessoas.

Veja documentário produzido pelo Blog do Walter Lima em 2015
O promotor de Justiça informa que um inquérito civil público e um relatório técnico foram realizados pelo MPCE em 2017 e, na ocasião, foi concluído que o tombamento da construção é benéfico para a defesa da cultura e da história cearenses. Dessa maneira, o conjunto arquitetônico será o primeiro campo de concentração a ser tombado no Ceará.

TEXTO DO TOMBAMENTO:

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará






VÍDEO DO ESTADÃO 

Siga nossa página para acompanhar transmissões e reportagens 

Apoia nosso trabalho:


Benefícios do Óleo Avestruz Dr Rey

%25C3%25B3leo-de-avestruz


14358785_1276058965751369_6374345473494451696_n


contato-escola-senador-pompeu-turma-da-m%25C3%25B4nica-blog-do-walter-lima-
Marmitaria%2Bjp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

LEIA TAMBÉM:

Receber notícias no e-mail

Adsense Final dos Posts

Raynet-telefone-blog-do-walter-lima-anunciar